A equipe de Processo Civil do curso de Direito do Câmpus de Três Lagoas (CPTL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) obteve a 11ª posição na 7ª edição da Competição Brasileira de Processo Civil, realizada em Brasília. A equipe, composta por estudantes e orientada por professores e procuradores, foi a única representante de Mato Grosso do Sul no evento, e se destacou ao conquistar o segundo e o terceiro lugar entre os melhores oradores na categoria recorrente.
A competição, promovida pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil, reuniu 28 universidades de todo o Brasil e teve duas fases: uma escrita, com peças sobre o caso, e uma fase oral, com sustentação presencial realizada em Brasília. Durante o evento, cada universidade se dividiu em duplas para representar os recorrentes e os recorridos, sendo avaliadas por grandes nomes da área jurídica, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), desembargadores, juízes e advogados renomados.
O professor Tiago Andreotti, convidado para auxiliar na preparação da equipe, destacou a dedicação e a proatividade dos estudantes como fatores essenciais para o sucesso na competição. “Eles sempre estavam muito empenhados nas atividades, e isso contribuiu significativamente para o excelente desempenho“, afirmou.
O estudante Wederson Ronald de Oliveira, integrante da equipe, ressaltou o impacto positivo da participação da UFMS, que foi colocada em evidência no cenário nacional. “A equipe se preparou com orientação de grandes profissionais, e foi uma grande conquista para o Direito sul-mato-grossense”, comentou.
Ana Julia Borges, que ficou em segundo lugar como oradora, expressou surpresa e emoção ao receber o prêmio. “Foi um choque positivo, pois estávamos competindo com colegas mais experientes. A preparação foi intensa, com muitos ensaios e dedicação, e ver que todo esse esforço foi recompensado foi indescritível“, afirmou.
Isadora Braz, terceira colocada como oradora, também compartilhou a emoção ao receber o prêmio. “Foi um momento de alívio e reconhecimento. O prêmio foi fruto de nossa dedicação e esforço, e ter conquistado o pódio entre 56 competidores foi um grande feito, principalmente por sermos mulheres em um ambiente predominantemente masculino“, disse Isadora.
Além de Ana Julia, Isadora e Wederson, integraram a equipe de competição a bacharel em Direito Sayane Matheus e os estudantes Gustavo Modesto e Lais Esparapani. O grupo, que participou pela segunda vez da competição, trouxe grande visibilidade para a UFMS, evidenciando a qualidade do ensino e o potencial dos estudantes da instituição.
*Com informações da UFMS