Veículos de Comunicação

Educação

Curso de Engenharia de Produção da Aems conquista nota 4 em avaliação do MEC

Aulas destacam-se pela qualidade do ensino e por preparar os alunos para o ambiente de trabalho

O curso realiza diversas aulas práticas que colaboram com a formação do futuro engenheiro de produção.
O curso realiza diversas aulas práticas que colaboram com a formação do futuro engenheiro de produção. | Foto: Divulgação/Assessoria

O curso de Engenharia de Produção das Faculdades Integradas de Três Lagoas, mantido pela Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (Aems), foi recentemente avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC). Essa conquista ressalta a qualidade do ensino oferecido e o compromisso da instituição em preparar profissionais aptos para as demandas do mercado.

A Aems, fundada em 1989 e localizada em Três Lagoas, possui uma infraestrutura moderna com mais de 100 salas de aula, uma biblioteca com mais de 70.000 volumes em um espaço de mil metros quadrados e áreas de estudo individualizadas. Com especializações e MBAs, a instituição oferece formação completa e prepara os alunos para os desafios do mercado de trabalho. O curso de Engenharia de Produção da Aems é projetado para desenvolver profissionais com habilidades técnicas e gerenciais, capacitando-os a otimizar processos produtivos, reduzir custos e aumentar a eficiência nas operações industriais. Por meio de uma grade curricular que abrange disciplinas como gestão da qualidade, logística e planejamento de produção.

O curso de Engenharia de Produção se destaca pelo alto índice de empregabilidade e pela rápida inserção de seus alunos em estágios, especialmente em empresas da região como Metalfrio, Suzano e Eldorado“, afirma Carla Leite, coordenadora do curso. Esse sucesso é resultado da abordagem prática, que inclui disciplinas como química, onde os alunos realizam experimentos como destilação e testes, além de física e matemática, garantindo uma sólida base teórica e prática.

O curso também incentiva a participação em projetos de curricularização, aproximando os alunos do ambiente profissional. Entre as iniciativas, destacam-se o projeto de coleta de óleo em parceria com a instituição Lobos Verdes, na disciplina de ciência dos materiais; o desenvolvimento de alimentadores para pets de rua feitos com tubos de PVC, em conjunto com o curso de Medicina Veterinária; e o projeto de hortas em escolas locais de Três Lagoas.

Além disso, a semana acadêmica, realizada entre o final de setembro e início de outubro, é um evento aguardado que proporciona aos alunos uma rica programação de minicursos, palestras e mesa-redonda com profissionais e ex-alunos da área. A Aems parabeniza toda a equipe técnica, professores, acadêmicos e egressos. Esse conceito representa muito para a instituição que vem recebendo altas notas nas avaliações do Ministério da Educação.

*Com informações da assessoria da Aems