Veículos de Comunicação

Câmara de vereadores

Debate sobre taxa de lixo marca sessão polêmica na Câmara de Três Lagoas

Durante a sessão, vereadores aprovaram também projetos que beneficiam inclusão e educação

Durante a sessão, vereadores aprovaram também projetos que beneficiam inclusão e educação. - Foto: arquivo/JPNews
Durante a sessão, vereadores aprovaram também projetos que beneficiam inclusão e educação. - Foto: arquivo/JPNews

Durante a 28ª sessão ordinária de 2024 da Câmara Municipal de Três Lagoas, realizada nesta terça-feira (3), o clima esquentou quando o vereador Paulo Veron, da oposição, usou a tribuna para criticar a criação da taxa de lixo. A fala provocou um embate com os vereadores da base do prefeito Ângelo Guerreiro, gerando um dos momentos mais tensos da sessão.

A fala de Veron gerou uma resposta imediata. O vereador Adriano César Rodrigues, defensor da base governista, usou a tribuna para defender os colegas e o Executivo, argumentando que, por lei, o município foi obrigado a regulamentar a instituição desta taxa, sob pena de não receber recursos do governo federal.

Entretanto, de acordo com ele, o Legislativo e Executivo encontram uma maneira de evitar que a população pagasse a taxa do lixo, já que os serviços estão sendo custeados por meio de economia da Câmara Municipal.

PROJETOS

Ainda durante a sessão, os vereadores aprovaram três projetos de lei que visam melhorar a inclusão e a educação no município. Outras cinco propostas foram encaminhadas para análise das comissões permanentes.

Entre os projetos aprovados, destaca-se o PL nº 40, que estabelece o atendimento telefônico por videochamada para pessoas surdas, com deficiência auditiva, mudez ou afonia. O objetivo é que empresas de call centers e serviços de atendimento ao consumidor ofereçam videochamadas com atendentes capacitados em Língua Brasileira de Sinais, ou LIBRAS.

Outro projeto aprovado foi o PL nº 59, que altera a redação da lei que garante vagas para irmãos na mesma escola e no mesmo período. A medida busca facilitar a vida das famílias que têm mais de um filho em idade escolar, permitindo que estudem juntos sempre que a unidade oferecer essa possibilidade.

Também foi aprovado o projeto de resolução nº 06, que regulamenta o "Projeto Visita Guiada" na Câmara Municipal. O objetivo é aproximar a comunidade do Legislativo, promovendo a educação cívica e incentivando a participação democrática. As visitas guiadas poderão ocorrer três vezes por mês, incluindo palestras interativas sobre os três poderes e passeios pelo prédio da Câmara.

Veja a reportagem: