O Departamento de Trânsito de Três Lagoas (Deptran) iniciou uma campanha educativa para conscientizar condutores e pedestres sobre a segurança no trânsito, com foco especial em veículos de mobilidade individual, como bicicletas elétricas e patinetes. A iniciativa busca reduzir o número de acidentes envolvendo esses meios de transporte e reforçar o cumprimento das novas normas de trânsito.
Nesta quinta-feira (5), o diretor do Deptran, Edgar Wegner, e a coordenadora de Educação no Trânsito, Carolina Feliciano, participaram do programa RCN Notícias, da Cultura FM e TVC, para explicar os objetivos da campanha. Segundo Carolina, a ação vem sendo desenvolvida desde a implementação da nova legislação. “Desde abril, a nova legislação tem sido reforçada. Abordamos os condutores, principalmente os de mobilidade individual, para uma abordagem educativa”, destacou a coordenadora.
A Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece as regras. Veículos que não exigem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e nem emplacamento, devem possuir campainha ou buzina, iluminação própria e indicador de velocidade (máxima de 32 km/h). São eles:
- Bicicletas elétricas
- Cadeiras motorizadas, skates, patinetes e monociclos elétricos
Veículos que exigem CNH (categoria A ou ACC), emplacamento e capacete, são:
- Cicloelétricos
- Ciclomotores
- Scooters
Outras exigências previstas na resolução nº 996/2023, são:
- Bicicletas elétricas não podem ter acelerador manual.
- Veículos artesanais ou adaptados precisam ser aprovados pelo Inmetro e Detran antes de circular em vias públicas.
Em caso de dúvidas sobre a regularização do seu veículo, o Deptran está à disposição para orientações. O departamento está localizado na Rua Paranaíba, nº 2600, Jardim Primaveril. Contato também pode ser feito pelo WhatsApp (67) 99221-7147 ou pelo Instagram @deptrantl.