Durante o período chuvoso em Três Lagoas, o entupimento de bueiros é um problema recorrente. A desobstrução desses bueiros é realizada quase diariamente, já que eles são responsáveis por captar a água das ruas e direcioná-la para as galerias. Quando bloqueados por lixo, o risco de alagamentos aumenta, afetando diversas áreas da cidade.
A prefeitura municipal, por meio do Departamento de Serviços Públicos (DSP) da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), alerta a população para não descartar lixo nas ruas, pois, além de provocar inundação, o lixo nas vias públicas favorece a proliferação de insetos, transmite doenças e compromete a qualidade de vida nos bairros.
O secretário da Seintra, Osmar Dias, reforça que, “a colaboração dos moradores é fundamental para preservar a cidade, a infraestrutura, o meio ambiente e a qualidade de vida. Um bueiro entupido pode causar alagamento em toda uma região, levando sujeira a residências e estabelecimentos, degradando o meio ambiente e potencialmente causando doenças”.
Durante as ações de limpeza, as equipes do DSP retiraram uma variedade de materiais, incluindo restos de móveis, objetos cortantes, papelão, seringas e outros. A maior parte dos resíduos coletados, no entanto, consiste em embalagens plásticas, garrafas PET, galhos e folhas de árvores.
*Com informações da Prefeitura de Três Lagoas