O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) lançou um novo serviço que permite a transferência digital de veículos usados, eliminando a necessidade de comparecimento a agências e cartórios. O procedimento é realizado pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Para iniciar o processo, o vendedor acessa o aplicativo, insere os dados do comprador e declara a venda. O comprador, então, recebe uma notificação e deve dar continuidade à transferência. Caso o veículo tenha restrições, como alienação fiduciária, o sistema informa a impossibilidade de realizar a operação digitalmente.
O comprador deve realizar a vistoria do veículo no Detran-MS ou em uma vistoriadora credenciada, além de verificar possíveis débitos de multas. Em seguida, acessa o portal ‘Meu Detran’, onde confirma os dados, insere as informações necessárias e emite a guia de pagamento da transferência. Após a confirmação do pagamento, o documento digital fica disponível para download no aplicativo CDT.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, o novo sistema busca desburocratizar e reduzir custos, garantindo mais praticidade e segurança na comercialização de veículos.