Neste sábado, dia 2 de novembro, a Igreja Católica realiza uma série de missas em homenagem ao Dia de Finados, celebrando e lembrando os entes queridos já falecidos. O Padre Maurício, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, compartilhou detalhes sobre a programação que ocorre ao longo do dia em diversos cemitérios da cidade, proporcionando aos fiéis momentos de oração e reflexão.
A doutrina católica ensina que orar pelos falecidos é uma forma de aliviar o sofrimento das almas no purgatório, estado em que as pessoas buscam se purificar antes de estarem plenamente em paz. Segundo Padre Maurício, o ato de oração no cemitério, onde estão os restos mortais, é uma tradição que reforça a crença de que o corpo, “templo santo”, merece respeito e reverência. Esse costume de rezar no chamado “campo santo” reforça a fé na vida eterna e na importância de orar pelos falecidos.
Confira a programação completa das missas de Finados:
Cemitério Municipal: 6h, 9h e 16h
Cemitério Memorial Parque: 9h
Cemitério do Soldado: 8h
Cemitério Arapuá: 16h30
Além disso, cada paróquia da cidade estará envolvida com padres assumindo as celebrações em seus respectivos horários. As missas têm duração aproximada de uma hora, e a Prefeitura de Três Lagoas oferecerá estrutura de apoio para o evento.
A celebração noturna nas paróquias ocorrerá normalmente, mas a partir das 18h, os católicos participam da liturgia do domingo, com a missa de Todos os Santos, uma celebração transferida para o dia 3 de novembro, devido ao feriado de Finados.