Veículos de Comunicação

Opinião

Tensão e disputas marcam cenário político local e estadual

Na Câmara Municipal de Três Lagoas, a briga não é por grandes obras

Bastidores da Câmara Municipal de Três Lagoas - Divulgação / Câmara Municipal
Bastidores da Câmara Municipal de Três Lagoas - Divulgação / Câmara Municipal

Durante o lançamento da pedra fundamental da fábrica da Arauco, em Inocência, o que não faltou foi político querendo ser o “pai da criança”. Tinha tanto “pai” no palco que a maternidade teria que abrir uma ala só para autoridades. Nos discursos, a disputa era clara: todo mundo querendo medalha antes mesmo da fábrica entrar em operação. Quando isso acontecer, vai faltar espaço na placa para tanto nome.

Disputa na Câmara

Na Câmara Municipal de Três Lagoas, a briga não é por grandes obras, mas por quem indicou primeiro o quebra-mola, a faixa elevada ou qualquer outra pequena demanda de bairro. A disputa por paternidade das indicações está mais acirrada do que nunca. É cada um querendo cravar território com suas indicações. Faz parte do jogo político no legislativo municipal.

Corrida pelo Senado

A disputa pelas duas vagas ao Senado por MS vai parecer vestibular concorrido. Soraya Thronicke e Nelsinho Trad já garantiram lugar na fila pela reeleição. Simone Tebet, que atualmente se destaca como ministra, cogita voltar para o ringue da disputa. E ainda tem Reinaldo Azambuja, Zeca do PT e mais meia dúzia de nomes que devem brotar até lá. Vai faltar urna.

PL de Três Lagoas

Em Três Lagoas, o comando do PL segue com Mariana Amaral e Márcio Hiradi. Houve uma tentativa de mudança por parte de lideranças estaduais, que queriam entregar o partido ao vereador Adriano César Rodrigues e à pecuarista Mara Belchior. No entanto, segundo fontes, Mariana e Márcio continuam firmes na direção.

Fio desencapado

O Senado aprovou esta semana um projeto que aumenta as penas para quem furta fios, cabos e equipamentos de energia, telefonia e internet. O texto segue para a Câmara dos Deputados. Em Três Lagoas, o problema é tão rotineiro que parece profissão: o sujeito furta fio até de manhã cedo, na maior cara de pau. Agora os furtos de fio vai esquentar com penas mais severas.