O Programa Farmácia Popular e o Bolsa Família são considerados fundamentais para reduzir desigualdades no acesso à saúde no Brasil, oferecendo suporte a famílias em situação de vulnerabilidade. O objetivo é garantir que cidadãos de baixa renda tenham acesso a medicamentos essenciais e serviços básicos de saúde, promovendo o direito à saúde.
O Governo Federal abriu o credenciamento para novas farmácias e drogarias interessadas em integrar a rede do Programa Farmácia Popular. O cadastro deve ser feito pelo proprietário da farmácia, com apoio dos prefeitos municipais, responsáveis por mobilizar os estabelecimentos locais que atendem aos critérios.
Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, esses programas oferecem suporte financeiro e acesso a medicamentos, fortalecendo o sistema de saúde e promovendo o bem-estar de milhões de brasileiros. Ele destaca que essa integração reduz taxas de mortalidade por doenças tratáveis e previne complicações decorrentes da falta de tratamento.
*Com informações da Agência do Governo Federal