Veículos de Comunicação

'Apagão'

Duas pessoas são presas pela Polícia Civil e diversos locais fiscalizados e operação contra furto de energia

A ação ocorreu em lanchonetes, adegas, mercados e também casas

Em dois dos locais, os proprietários foram autuados em flagrante e poderão ser processados pelos crimes de furto qualificado mediante fraude ou estelionato. Foto: Divulgação/Polícia Civil.
Em dois dos locais, os proprietários foram autuados em flagrante e poderão ser processados pelos crimes de furto qualificado mediante fraude ou estelionato. Foto: Divulgação/Polícia Civil.

Duas pessoas foram presas em flagrante e diversas irregularidades foram registradas, em estabelecimentos comerciais e residências, durante a “Operação Apagão”, deflagrada pela Polícia Civil contra furto de energia elétrica, em Três Lagoas. A ação ocorreu na quarta-feira (12) e, de acordo com o delegado do Setor de Investigações Gerais (SIG), Ricardo Cavagna, foram fiscalizadas 15 unidades consumidoras de energia, localizadas no Centro e nos bairros Alto da Boa Vista, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Alvorada, Vila Nova, Nova Três Lagoas e Jardim Dourados. Distribuídas entre lanchonetes, adegas, mercados e também casas, sendo constatadas 12 irregularidades.

Em dois dos locais, os proprietários foram autuados em flagrante e poderão ser processados pelos crimes de furto qualificado mediante fraude ou estelionato, conforme o caso específico, com penas que variam entre cinco a oito anos de reclusão. Outras pessoas foram conduzidas às delegacias para prestarem depoimentos, podendo ser indiciadas como suspeitas da prática do crime.

Conforme a Polícia Civil, os proprietários dos outros estabelecimentos não foram encontrados no local, no momento da fiscalização, mas foi feito um laudo constatando a irregularidade e o boletim de ocorrência. Eles também serão investigados através de inquérito policial.

A concessionária Elektro, responsável pelo abastecimento da região, informou que o volume de energia elétrica recuperada durante a operação é suficiente para abastecer aproximadamente 12.160 domicílios na cidade, no período de um mês. A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.

A operação foi coordenada pelo SIG, com a participação de quase 30 policiais civis de todas as delegacias do município, sendo empenhadas dez viaturas. A Polícia Civil destacou que operações de combate aos crimes de furto de energia elétrica, bem como de fiscalização da regularidade das unidades consumidoras, terão outras edições ainda este ano.

A SIG de Três Lagoas solicita a colaboração e apoio de toda população três-lagoense, com informações sobre a prática de crimes e localização de pessoas foragidas da Justiça, sendo que as denúncias poderão ser realizadas através dos telefones (67) 3929-1173 ou (67) 99226-8210 (WhatsApp). O sigilo e anonimato são assegurados.