Os moradores de Três Lagoas terão transporte público gratuito das 7h às 17h para facilitar o acesso de todos os eleitores aos locais de votação, no domingo (6). A medida visa promover a participação dos eleitores de forma democrática no processo eleitoral e garantir que todos possam exercer o direito ao voto.
O empresário responsável pelo transporte público na cidade, Claudinei Raboni, informou que os ônibus vão circular normalmente, obedecendo aos mesmos horários e linhas tradicionais. “Estamos prontos para atender a população da melhor maneira possível, garantindo que todos possam se deslocar sem custos no dia das eleições”, disse.
Ele também comentou sobre a experiência nas eleições de 2022, quando o número de passageiros foi baixo. “A divulgação da gratuidade está sendo feita com antecedência, o que esperamos que resulte em um aumento no número de pessoas que utilizam o serviço”, destacou.
É crime
A Justiça Eleitoral reforça que o transporte de eleitores por partidos, candidatos ou coligações na véspera, no dia da eleição e no dia posterior, com a finalidade de aliciar o livre exercício do voto, é crime eleitoral.
A pena prevista é de reclusão de quatro a seis anos e pagamento de multa, com valor a ser estabelecido pelo juiz ou juíza eleitoral onde o crime foi cometido, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).