Veículos de Comunicação

Risco

Elektro intensifica fiscalização e notifica empresas por irregularidades em postes de Três Lagoas

Caso sejam encontradas irregularidades, elas são notificadas e têm até 30 dias para se adequar

A Elektro, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Três Lagoas, tem intensificado a fiscalização sobre o compartilhamento da infraestrutura dos postes da cidade. De acordo com a empresa, o município possui aproximadamente 23 mil postes, dos quais 20 mil foram remapeados entre agosto e dezembro de 2024. Durante esse processo, foram identificados 1.600 pontos com irregularidades técnicas.

Até o momento, 367 casos já foram notificados, e outras 1.283 notificações estão previstas para o primeiro trimestre de 2025. Entre as principais infrações apontadas estão a falta de identificação dos cabos de telefonia e internet, reservas técnicas fora dos padrões e fios soltos, o que tem gerado preocupação entre os moradores.

A situação já causou acidentes. Dois motociclistas sofreram quedas após se enroscarem em fios soltos, um no bairro Jardim Alvorada e outro no Parque São Carlos. Além dos riscos de acidentes, os fios pendurados e espalhados nas ruas comprometem a organização urbana e geram transtornos para a população.

Sebastião Alves da Silva, morador do Parque São Carlos, relata os problemas enfrentados na rua Said Abid. “Eu mesmo enrolei alguns fios aqui no meio da rua. Estão soltos na frente da minha casa. Já pedi para arrumar, mas até agora nada. Tenho netos que brincam aqui, é perigoso”, disse. Situações semelhantes são registradas no bairro Vila Aro, onde a dona de casa Sueli Aparecida também reclama. “Esses fios precisam ser retirados ou ao menos esticados. Estão assim há muito tempo”, sugere Sueli.

Na semana passada, equipes da operadora Oi removeram cabos de telefonia fixa que não são mais utilizados, mas ainda há muitos pontos onde os fios continuam pendurados em postes e placas de sinalização.

O compartilhamento da infraestrutura entre os setores de energia elétrica e telecomunicações é regulamentado por normativas da Aneel e Anatel. As empresas de telefonia e internet que utilizam os postes devem apresentar um projeto para aprovação antes da instalação dos cabos. Caso sejam encontradas irregularidades, elas são notificadas e têm até 30 dias para se adequar.

A Prefeitura de Três Lagoas reforçou que a responsabilidade pela regularização e retirada de fios inutilizados é das concessionárias de energia e telecomunicação. A Secretaria de Infraestrutura informou que tem notificado as empresas sobre as irregularidades e cobrará da Electro um relatório das notificações realizadas.

O representante institucional da Elektro, André Fernandes, destacou que a concessionária segue fiscalizando a rede e notificando as empresas. “Identificamos principalmente a falta de identificação dos cabos de telefonia e internet em nossos postes. Todas as empresas foram notificadas e aguardamos a regularização dos pontos indicados”, afirmou Fernandes.