As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de Três Lagoas já foram testadas, lacradas e estão prontas para o primeiro turno, no dia 6 de outubro. A cidade conta com duas zonas eleitorais, a 9ª e a 51ª, responsáveis por 159 urnas de votação, que passaram pelos processos de inseminação de dados, lacração e auditoria.
Além das urnas principais, as 19 urnas reservas da 51ª zona eleitoral também foram preparadas. Esses arquivos oficiais, gerados e lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são transmitidos por canal seguro para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada estado, que, por sua vez, repassam os dados para os cartórios eleitorais.
A chefe do cartório eleitoral da 51ª zona eleitoral, Juliane Radael, explica que, na próxima quinta-feira (3), os presidentes das seções eleitorais deverão comparecer ao cartório eleitoral para retirar as urnas eletrônicas, onde eles levam para a casa e, no domingo (6), levam até o local de votação.
Cada seção comporta até 250 eleitores, medida que evita sobrecarga nas urnas eletrônicas. De acordo com Juliane, a expectativa é de que nenhuma delas apresente problemas no dia. “Na última eleição, especificamente, não precisamos utilizar nenhuma urna de contingência, nem as urnas reservas. Foi tudo muito tranquilo, considerando a quantidade de urnas em relação à demanda, que foi baixa“.
Os eleitores devem estar atentos ao horário de votação, que agora segue o horário de Brasília para todos os estados da Federação. Anteriormente, adotava-se o horário local, que era de 8h. Agora, a votação inicia às 7h e se encerra às 16h.
Além disso, é importante que o eleitor confira a seção eleitoral com antecedência. Juliane explica que a biometria foi implementada em 2018 e 2019, mas muitos eleitores ainda esquecem que os locais de votação podem ter mudado. Para evitar esses episódios no dia da eleição, o cartório eleitoral orienta que o eleitor baixe o aplicativo “e-Título” e verifique o local e o número da seção eleitoral.
Veja a reportagem abaixo: