Os empréstimos estão entre as principais causas de endividamento no Brasil. Agora, uma nova prática financeira permite que celulares sejam utilizados como garantia de pagamento.
A modalidade, conhecida como ‘Home Equity’, tem gerado preocupações entre especialistas. O economista Marçal Rizzo alerta sobre os riscos e não recomenda a adesão. “As empresas financeiras emprestam dinheiro e instalam um aplicativo no celular. Se o empréstimo não for pago, o aplicativo bloqueia o aparelho, tornando-o inutilizável. É uma modalidade que utiliza bens como garantia. Contudo, os juros são altíssimos, podendo chegar a 800% ao ano. É preciso ter muito cuidado”, advertiu.
Com essa inovação implementada por algumas agências bancárias, o endividamento pode se tornar ainda mais arriscado para os consumidores.
Uso do 13º salário
Com o final do ano e o pagamento do 13º salário, muitos brasileiros já planejam o uso do benefício. A primeira parcela foi paga na semana passada, e a expectativa pela segunda parcela segue em alta.
O economista Marçal Rizzo sugere prudência no uso, orientando que o dinheiro seja utilizado de forma estratégica. “O ideal é priorizar a quitação de dívidas, começando pelas de juros mais altos. Após isso, evite novos gastos extras e, se possível, crie uma reserva de emergência”, aconselhou.