A primeira etapa do Enem 2024 foi realizada no domingo (3). No primeiro dia, os candidatos são expostos a questões da área humana e realizam uma redação. Neste ano, o tema da dissertação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Dessa forma, ao abordar temas relevantes como o preconceito racial no país, alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus de Três Lagoas, relataram facilidade com as alternativas e, principalmente, com o conteúdo da redação.
A aluna Bianca Soares, do terceiro ano do ensino médio de Eletrotécnica, comentou sua estratégia durante a prova e como os estudos em sala de aula foram essenciais. “Era mais sobre ler os textos com calma; tem tempo cronometrado, mas tudo vai na calma. Os temas eram afro-brasileiros, então tive muita tranquilidade com isso, porque aqui no Instituto a gente foca muito nesses tópicos nas aulas de Sociologia e História. Tenho duas áreas específicas que pretendo cursar: Contabilidade ou Engenharia Elétrica”.
A instituição promove eventos temáticos anualmente, como a ‘Semana da Consciência Negra’, realizada em conjunto com o ‘Concurso da Beleza Negra’, que ocorre nos dias 23 e 30 deste mês de novembro. Entre outros eventos, destacam-se a ‘Semana da Consciência Indígena’ e ‘Arte e Cultura’.
No entanto, de acordo com o professor de Sociologia do IFMS, Guilherme Tommaselli, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas desenvolvido pelo Instituto e as aulas que abordaram o tema durante todo o ano são o que trouxeram respaldo para os estudantes. “Vai haver agora uma viagem técnica na qual os alunos até Dourados conhecem a aldeia Kadiwéu Guarani e quilombos. Isso faz com que os alunos se destaquem em meio aos outros por tratarmos de questões étnico-raciais. Fazer um processo de conscientização crítica desde a adolescência é criar uma sociedade mais justa, igualitária e menos racista. Esse deveria ser um tema que percorresse o tempo inteiro. Para um estudante negro, o Instituto é o lugar mais confortável para estudar”.
A segunda fase do Enem ocorre no próximo domingo (10). Os candidatos farão provas da área de exatas, com questões de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Os locais de prova abertos abrem às 11 horas da manhã e fecham às 12h.