Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) analisou a influência dos medicamentos genéricos no preço dos remédios no Brasil. Os resultados indicam que, com o aumento da concorrência no mercado, os preços tendem a cair, podendo chegar a reduções superiores a 50%.
Os medicamentos genéricos podem ser comercializados após a expiração da patente do medicamento de referência, o que geralmente ocorre após 20 anos. Eles possuem a mesma substância ativa, dosagem e indicação do produto original.
Divulgado no site do Ipea nesta segunda-feira (10), data que marca os 26 anos da Lei dos Genéricos (Lei 9.787/1999), o estudo mostrou que a introdução do primeiro genérico reduz, em média, 20,8% dos preços mínimos. Com a entrada do terceiro concorrente, a economia pode alcançar 55,2%.
A pesquisa foi publicada no livro Tecnologias e Preços no Mercado de Medicamentos, lançado pelo Ipea em novembro de 2023. O estudo, assinado pelo pesquisador Romero Cavalcanti Barreto da Rocha, aponta que mercados com menor concorrência sofrem maior impacto, registrando quedas de até 34% nos preços médios.
O momento da entrada dos genéricos também influencia os preços. Quando o primeiro produto chega logo após a expiração da patente, a redução tende a ser maior, enquanto atrasos podem limitar esse efeito.
O levantamento ainda destaca que o consumo de genéricos se consolidou no país, representando atualmente 34% do valor das vendas de medicamentos. Entre 2003 e 2019, a comercialização desses produtos cresceu 18,3% ao ano, taxa três vezes superior à dos demais tipos de remédios.
*Com informações da Agência Brasil