O feriado prolongado iniciou no dia 18 de abril, com a Paixão de Cristo, tradicional sexta-feira santa entre os católicos, seguida pela Páscoa, e encerrou com Tiradentes, no dia 21 de abril. Esse feriado prolongado aconteceu duas vezes nos últimos anos, em 2003 e em 2014, mas agora, vai demorar um pouco mais para ocorrer novamente.
A sexta-feira santa é um dos eventos mais importantes do ano para a religião cristã, ela marca a crucificação e morte de jesus, neste dia, a tradição católica é não consumir carne vermelha. Seguida pelo sábado de aleluia, que representa o tempo de espera pela ressurreição de cristo, que acontece na sequência, com o domingo de Páscoa, marcado pela celebração com ovos de chocolate.
O feriado perde o tom religioso, na segunda-feira (21), que marca a morte de Tiradentes e representa a história nacional. E desta vez, em Três lagoas, os dias foram marcados por chuvas e temperaturas amenas.
O que a maioria das pessoas não sabe, é que o próximo feriado prolongado, que vai estender e ligar a Páscoa ao Tiradentes, ocorrerá novamente apenas em 2087, daqui a 62 anos. Isso ocorre porque a data da Páscoa muda a cada ano. O cálculo segue uma regra estabelecida no concílio de Niceia, criada no ano 325.
Pela tradição cristã, a Páscoa é comemorada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia que ocorre depois do equinócio de outono. Por isso, pode cair entre os dias 22 de março e 25 de abril.
Próximos Feriados
Depois do feriadão de abril, os três-lagoenses já podem ficar de olho no calendário, porque o Dia do Trabalho, em 1º de maio, cairá em uma quinta-feira e pode render mais um feriado prolongado.