O MonitoraSUS é uma ferramenta que permite à sociedade acompanhar a aplicação dos recursos públicos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em versões para celular e web, o aplicativo facilita o monitoramento dos investimentos realizados por estados, municípios e pelo governo federal, promovendo maior transparência e controle social.
Reconhecido pela sua contribuição para a gestão pública, o MonitoraSUS recebeu o 10° Prêmio Nacional de Educação Fiscal. Segundo Erika Aragão, diretora do Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde do Ministério da Saúde, a ferramenta representa um avanço na transparência, permitindo que a população acompanhe e debata como os recursos para a saúde são aplicados.
O aplicativo simplifica dados complexos do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), que registra os investimentos obrigatórios em saúde por estados e municípios. Dessa forma, facilita o entendimento e a fiscalização desses dados por qualquer cidadão. Além disso, é útil para gestores públicos, Conselhos de Saúde e órgãos de controle, ajudando na gestão eficiente dos recursos.
Para garantir a qualidade das informações, o Ministério da Saúde realiza capacitações em todo o país para orientar gestores sobre o preenchimento do Siops. O MonitoraSUS, inicialmente desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, foi aprimorado pelo Ministério da Saúde e está disponível gratuitamente nas principais plataformas digitais e na versão web.
*Com informações do Governo Federal