Durante uma operação de limpeza realizada pela prefeitura no entorno da Segunda Lagoa, em Três Lagoas, foram encontrados filhotes de sucuri. A ação, que visava à limpeza das lagoas de contenção de água da chuva, retirada de lixo e manutenção dos barrancos, revelou a presença desses animais, reforçando a necessidade de cautela por parte da população.
A Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea) alerta a comunidade sobre os riscos de entrar nas águas das três lagoas da cidade. Além do perigo de contaminação por doenças, a presença de animais peçonhentos e predadores, como as sucuris, representa uma ameaça significativa. Onde há filhotes, é provável que existam cobras maiores, possivelmente os pais da ninhada.
Vale lembrar que não foi possível fazer a captura dos animais, logo, eles permanecem no lago, assim como, possivelmente, cobras maiores que as encontradas, que mediam cerca de 70 centímetros de comprimento.
O alerta foi reforçado após um incidente ocorrido na tarde de sexta-feira (27), quando uma criança foi flagrada nadando nas águas da Segunda Lagoa, apesar das placas de aviso sobre os riscos e a proibição, bem como dos constantes alertas e apelos feitos aos responsáveis legais e à população em geral.
A Prefeitura de Três Lagoas pede a colaboração de todos para evitar acidentes e garantir a segurança de todos os cidadãos. A Semea continuará monitorando a área e realizando ações de conscientização para prevenir novos incidentes.
*Com informações da assessoria da Prefeitura de Três Lagoas