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Governadores de MS e SP se reúnem para discutir avanços em infraestrutura e logística

Em pauta estava ampliação da hidrovia Tietê-Paraná e a reativação da ferrovia Malha Oeste

Hidrovia Tietê-Paraná marca a divisa entre os Estados de MS e SP - Foto: Divulgação/GovernoMS
Hidrovia Tietê-Paraná marca a divisa entre os Estados de MS e SP - Foto: Divulgação/GovernoMS

O governador Eduardo Riedel (PSDB) formalizou junto ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em visita oficial ao Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, pleito pela reativação da ferrovia Malha Oeste e da ampliação da hidrovia Tietê-Paraná.

Acompanhado do vice-governador Barbosinha e do secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia), o chefe do executivo estadual destacou a importância estratégica da diversificação de modais de transporte para o impulsionamento das cadeias de produção.

Geração de emprego e renda e outros projetos que estão na base das políticas públicas dos dois estados também estiveram na pauta dos líderes. "O Brasil elegeu governadores como o de São Paulo, muito comprometidos com o resultado, com políticas públicas mais efetivas e o trabalho direcionado para o cidadão e a cidadã", destaca o governador Eduardo Riedel.

Tanto a Malha Oeste como a Tietê-Paraná são dois eixos de transporte que dão nova dinâmica para a infraestrutura econômica sul-mato-grossense. A divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo tem a segunda maior extensão entre as cinco unidades da federação limítrofes ao território sul-mato-grossense, e também é a de maior contingente populacional.

"Conversamos para fazer um alinhamento de necessidades de investimento para revitalizar a Malha Oeste, em especial quanto ao volume de carga de Mato Grosso do Sul para o Porto de Santos. Faremos em breve uma agenda junto ao ministro [dos Transportes] Renan Filho para buscar um alinhamento estratégico entre o Governo Federal e os governos de São Paulo e Mato Grosso do Sul", explica o secretário Jaime Verruck.

Ainda segundo Verruck, o encontro encaminhou investimentos no trecho sul-mato-grossense da Malha Oeste, onde a linha férrea será de bitola larga, além de uma avaliação no trecho paulista, onde há um menor volume de embarques, mas pode receber trens intermunicipais.

Já quanto à hidrovia Tietê-Paraná, foi debatido o avanço das obras no município paulista de Avanhadava. São elas que tornarão a hidrovia navegável, também a partir de Mato Grosso do Sul. A informação repassada pelo governador Tarcísio de Freitas é que o trabalho ali está em andamento, com previsão de conclusão para o ano de 2026.

Fora as conversas sobre infraestrutura e logística, a comitiva de Mato Grosso do Sul também falou sobre a possibilidade de um convênio relativo a títulos de cota de reserva legal, inclusive com a possibilidade de Tarcísio vir a Mato Grosso do Sul para agenda pública.

"Tive a oportunidade de discutir com o governador Tarcísio pautas nacionais e questões que interessam tanto a São Paulo quanto a Mato Grosso do Sul. Há muita convergência em uma gestão de desenvolvimento e crescimento para os estados, muito atrelado à criação de oportunidades de emprego e renda a toda sociedade", frisa Eduardo Riedel.