Veículos de Comunicação

Economia

Governo adianta pagamento do 13º do INSS para abril e maio

Também serão beneficiados os pensionistas, pessoas que recebem auxílio reclusão, auxílio por incapacidade temporária ou auxílio acidente

Também serão beneficiados os pensionistas, pessoas que recebem auxílio reclusão, auxílio por incapacidade temporária ou auxílio acidente. - Foto: Divulgação
Também serão beneficiados os pensionistas, pessoas que recebem auxílio reclusão, auxílio por incapacidade temporária ou auxílio acidente. - Foto: Divulgação

O Governo Federal anunciou nesta semana que o 13º dos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai ser antecipado mais uma vez. O pagamento já começa em poucas semanas, mas é um assunto que tem dividido opiniões.

O Pedro Luíz Peres é aposentado pelo INSS, e não gosta que seja antecipado o 13º salário. Para ele é mais vantajoso que dinheiro venha no segundo semestre. “Mas não faz muita diferente para mim, antecipar ou não, mas para muita gente é bom”, contou.

Já o pensionista da Previdência Social, Adelício Silva, já contava com a antecipação do pagamento do 13º, e já fez muitos planos, inclusive pagar contas. “Antecipando o dinheiro é melhor, porque se tiver alguma conta paga logo”, explicou.  

O décimo terceiro dos aposentados do INSS será adiantado mais uma vez, em 2024, a primeira parcela será paga no mês de abril e a segunda em maio, conforme calendário divulgado pela Previdência Social.

Também serão beneficiados os pensionistas, pessoas que recebem auxílio reclusão, auxílio por incapacidade temporária ou auxílio acidente, o que inclui cerca de 33 milhões 700 mil brasileiros.

A primeira e a segunda parcela serão pagas com 50% do valor total do benefício em cada uma. Normalmente, o pagamento do 13º ocorre no segundo semestre, mas desde 2020, o Governo Federal tem antecipado as parcelas.

Para este ano, com a medida, o Poder Executivo espera que tenha uma maior movimentação na economia do mercado interno, principalmente em comércios locais, segundo comunicado do palácio do planalto.

Confira na reportagem abaixo: