O Governo Federal lançou o Programa "Voa Brasil", que vai ofertar passagens aéreas de até R$ 200 a aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O objetivo, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, é fomentar a inserção de novos usuários ao modal aéreo e promover a eficiência do setor por meio da utilização de poltronas vazias nas aeronaves.
Segundo o governo, este é o primeiro programa de inclusão social da aviação brasileira. Com ele, todos os aposentados do INSS, independente da faixa de renda, podem viajar com passagens de até R$ 200, para qualquer trecho.
Para o ministro de portos e aeroportos, Sílvio Costa Filho, o programa pode causar um impacto positivo no setor de aviação. “Com apenas este programa, nós podemos crescer mais de 10% de CPFs na aviação brasileira. O que significa incluir um Paraguai na aviação do país. Sobretudo, um pouco de aposentados, que tem mais tempo de viajar pelo Brasil”, reforçou.
Para ter acesso ao benefício basta acessar o site. É necessário ter cadastro ativo no gov.br e ter conta de níveis prata ou ouro. Outro requisito é não ter comprado qualquer passagem aérea nos últimos 12 meses.
Para solicitar a passagem, o passageiro precisa selecionar a cidade de origem e destino e depois ir para a sessão de pagamento, que deve ser concluída em uma hora.
Veja mais na reportagem abaixo: