No Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro, o Hemosul de Três Lagoas atingiu a marca de 50 doadores em um único dia, um número significativo para o abastecimento do estoque de sangue. A ação, que mobilizou muitos três-lagoenses, destacou os valores de empatia, solidariedade e humanidade, com a participação de pessoas dispostas a ajudar o próximo, seja um familiar, amigo ou desconhecido.
Com um café da manhã reforçado, a campanha teve início às 7h. Segundo a coordenadora regional da unidade, Karine Barros, a ação contou com o apoio de comércios e clínicas médicas da cidade. “As parcerias neste dia são essenciais para nós. Sem o apoio de comerciantes, médicos, clínicas e farmácias, não seria possível realizar essa ação. Eles ajudaram na divulgação e na colaboração com os brindes, que são uma forma de agradecer aos doadores. Sem eles, não teríamos como manter os estoques e salvar vidas”.
Apesar da grande adesão, o número de doações ainda é considerado baixo em relação à alta demanda dos hospitais. Atualmente, há 10 mil doadores cadastrados, mas apenas 360 são doadores ativos, conforme informações do Hemosul em Três Lagoas.
A empresária Lidiane D’Ávila, que se tornou doadora há um ano durante a campanha de 2023, já realizou a quarta doação. “Até hoje eu nunca passei mal. Tem pessoas que sentem tontura, né? Mas acho que depende se não seguir as instruções corretamente. Eu me sinto bem. É importante doar porque muitas pessoas precisam, e é muito bom. Eu gosto muito, é muito gratificante. Eu queria muito ser doadora, e aconteceu no ano passado, e agora não vou parar”.