A CTG Brasil realizará, na próxima terçca-feira, dia 26 de novembro, um simulado de evacuação de emergência da barragem da Usina Hidrelétrica Jupiá, localizada no rio Paraná. A ação faz parte da etapa final de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem e tem como objetivo testar procedimentos de notificação – internos e externos – e a evacuação completa da área. Atualmente, cerca de 85 famílias residem na Zona de Autossalvamento (ZAS), que corresponde às áreas de impacto imediato em caso de emergências, situadas logo abaixo da barragem.
Na última quinta-feira (22), engenheiros, autoridades de segurança, agentes da Defesa Civil de Três Lagoas (MS) e Castilho (SP) reuniram-se com as famílias da região para explicar o treinamento de evacuação do bairro Jupiá. “É importante destacar que a barragem está totalmente segura e operando normalmente. Esta reunião é uma preparação para o simulado preventivo, que visa treinar e capacitar os moradores que vivem próximos à barragem”, afirmou Lidiane Pereira, engenheira civil da CTG Brasil.
A hidrelétrica informou que está implementando um plano de comunicação sobre a simulação, utilizando estratégias como visitas porta a porta, envio de mensagens SMS e WhatsApp para moradores cadastrados, uso de carros de som e postagens em redes sociais.
EVACUAÇÃO
O sistema de alerta de emergência será ativado pela sala de comando da usina, e a ordem de evacuação será emitida pela coordenação do Plano de Ação de Emergência. Ao ouvirem o alerta sonoro das sirenes, os moradores deverão seguir as Rotas de Evacuação até os Pontos de Segurança, onde serão recebidos por funcionários da empresa e agentes da Defesa Civil.
No local, os participantes poderão esclarecer dúvidas e responder a um questionário para avaliar o exercício.