Veículos de Comunicação

SURTO

Homem em surto quebra UBS, causa pânico e morre durante intervenção da PM

Polícia Militar disse que suspeito portava um facão

Matheus era usuário de drogas, fazia uso de medicamentos controlados e teria sofrido surto psiquiátrico antes de ser morto. - Foto: Alfredo Neto/JPNews
Matheus era usuário de drogas, fazia uso de medicamentos controlados e teria sofrido surto psiquiátrico antes de ser morto. - Foto: Alfredo Neto/JPNews

Um homem de 26 anos, identificado como Matheus Dias da Silva, foi morto na tarde desta quarta-feira (25), em decorrência de uma intervenção policial, após um surto psiquiátrico e causar danos à Unidade Básica de Saúde Familiar (UBS-F) no Conjunto Habitacional Orestinho, em Três Lagoas.

Matheus foi até a UBS-F Pastor Marcos Rogério em busca de remédios de uso controlado para problemas psiquiátricos. Segundo um funcionário, os medicamentos são liberados apenas com receitas médicas expedidas pelo Centro de Atendimento Psicológico e Social e de Tratamento de Drogas (CAPS-AD). Como a receita de Matheus estava vencida, ele não poderia retirar os remédios. Além disso, ele não vinha comparecendo regularmente ao CAPS-AD, tentando obter os medicamentos diretamente no posto de saúde.

A farmacêutica, que costumava lidar com Matheus e conseguia acalmar a situação, estava de férias. Matheus, sob efeito de entorpecentes, teve um surto e se exaltou. Apesar disso, os funcionários conseguiram contornar o problema. A Polícia Militar foi chamada, mas Matheus saiu do local antes da chegada dos policiais, sem causar maiores transtornos.

Pouco depois, Matheus retornou ao posto, alterado e portando um objeto nas mãos. Ele passou a danificar as portas de vidro, móveis e a bater na janela da farmácia, ameaçando matar a farmacêutica por não entregar o medicamento.

A UBS-F estava lotada, e pacientes, entre eles grávidas, crianças e idosos, entraram em pânico. Funcionários evacuaram a unidade e acionaram novamente a Polícia Militar. Uma viatura da Rádio Patrulha, que estava na região, foi até o local e pediu apoio de outras viaturas ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).

A equipe da Força Tática foi enviada para apoiar os policiais da Rádio Patrulha. Matheus foi visto fugindo para o Residencial Alexandre, onde se escondeu em um apartamento. A Polícia Militar cercou o local e, durante a tentativa de prisão, Matheus, armado com uma faca, avançou sobre os policiais, que atiraram. Ele foi ferido e morreu durante a tentativa de resgate.

A morte de Matheus foi confirmada por médicos do Pronto-Socorro do Hospital Auxiliadora, para onde ele foi levado pelos policiais. A Polícia Civil e a Polícia Científica foram acionadas e compareceram ao apartamento onde ocorreu o confronto e, posteriormente, à UBS-F, onde o caso começou. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) como homicídio simples decorrente de resistência à prisão.