Veículos de Comunicação

Saúde

Hospital Auxiliadora inaugura unidades de cuidados neonatais em Três Lagoas

Iniciativa integra o cuidado à linha materno-infantil

Ambas as unidades são equipadas com tecnologia de ponta e contam com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada.
Ambas as unidades são equipadas com tecnologia de ponta e contam com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada. | Foto: Reprodução/Assessoria

O Hospital Auxiliadora de Três Lagoas anunciou, na quinta-feira (2), a implantação de novas unidades especializadas para o atendimento neonatal: a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo) e a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCa). A iniciativa integra o cuidado à linha materno-infantil, incluindo maternidade, pediatria, e outros serviços como a futura construção do banco de leite.

A UCINCo, projetada para atender recém-nascidos que não necessitam de cuidados intensivos, mas ainda requerem monitoramento contínuo, possui capacidade para 10 bebês. Já a UCINCa, com 2 leitos, utiliza o Método Canguru, que promove o contato pele a pele entre mãe e bebê, fortalecendo o vínculo familiar e estimulando o desenvolvimento do recém-nascido. Ambas as unidades são equipadas com tecnologia de ponta e contam com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, composta por pediatras, neonatologistas, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

De acordo com o diretor geral do HNSA, Marco Calderon, a implementação das novas unidades é resultado de um esforço conjunto entre o governo do estado, a promotoria, a administração municipal e a equipe do hospital. “A construção da linha materno-infantil está se consolidando a cada dia. Graças a parcerias com o Estado e o trabalho de toda a equipe, conseguimos criar um ambiente acolhedor e seguro para nossos pequenos pacientes“, destacou Calderon. O hospital já conta com 10 leitos de UTI Neonatal, em funcionamento desde setembro de 2022, e agora amplia ainda mais os serviços com a UCINCo e UCINCa.

Além da infraestrutura, o hospital oferece suporte completo à linha materno-infantil, com médicos obstetras disponíveis 24 horas, equipes de pediatras, cirurgiões pediátricos, neuropediatras e uma equipe de enfermagem especializada. Calderon também revelou que o próximo passo do hospital é a criação de um banco de leite, para complementar o cuidado neonatal.

A nova estrutura contribui para a redução da necessidade de transferências para a capital e visa diminuir a mortalidade neonatal na região. A UCINCo atenderá pacientes de outras cidades, com o objetivo de proporcionar cuidados de qualidade e segurança a famílias de toda a macrorregião.

A partir de 6 de janeiro, os leitos serão gerenciados pelo Core Municipal e Estadual. A gerente da linha materno-infantil, Thieise Machado, explicou que a unidade oferece equipamentos modernos e um ambiente acolhedor, garantindo o conforto e a segurança dos bebês e as famílias.

*Com informações da assessoria do Hospital Auxiliadora