A imprudência no trânsito de Três Lagoas tem crescido e se tornado motivo de preocupação. Somente em 2025, 2.967 infrações foram registradas em ruas e avenidas da cidade pelos agentes de trânsito e pela Polícia Militar, resultando em uma média de 65 motoristas multados por dia. Entre as infrações mais comuns estão dirigir sem cinto de segurança, usar o celular ao volante e avançar sinais vermelhos.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o impacto da imprudência tem sido grave. Em 2024, 14 pessoas perderam a vida em acidentes na cidade. Motoristas e pedestres relatam a necessidade de mudanças urgentes. “O trânsito está crítico, muitos motoristas são imprudentes. Bicicletas elétricas também circulam sem respeito às regras, está perigoso”, comentou o morador, Isaías Fernandes.
Além das infrações mais recorrentes, excesso de velocidade e estacionamento irregular em vagas preferenciais também figuram entre os principais problemas. Segundo Edgar Wegner, diretor do Departamento Municipal de Trânsito, a frota da cidade já ultrapassa 100 mil veículos, e a tendência é de crescimento com a chegada de novas indústrias na região. “Três Lagoas é um polo e recebe um grande fluxo de veículos. Estamos trabalhando para conscientizar a população, mas ainda há muitos desafios”, afirmou.
A avenida Capitão Olinto Mancini é a via com maior número de acidentes. Apesar de bem pavimentada e iluminada, a alta velocidade dos condutores e a falta de atenção ao trânsito são apontadas como principais fatores de risco. “Não é um problema de infraestrutura, mas de comportamento. As campanhas educativas seguem acontecendo, mas a conscientização dos condutores ainda é um desafio”, concluiu Wegner.