O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta semana, a consulta de vagas para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Segundo o cronograma oficial, o prazo para inscrições começa nesta sexta-feira (17) e prossegue até terça-feira (21).
Para participar do processo seletivo, é necessário que os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estejam com o título de eleitor regularizado.
De acordo com o cronograma oficial, o título de eleitor é indispensável para se inscrever no Sisu 2025, que oferece mais de 261 mil vagas em cursos de graduação em instituições públicas de ensino superior em todo o país. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta os candidatos para a importância de regularizar a situação eleitoral a tempo, pois, quem não estiver com o título regularizado, estará impedido de se inscrever no processo seletivo.
O TSE também disponibiliza o serviço de alistamento eleitoral online por meio do Portal do TSE, onde os interessados devem preencher os dados pessoais e enviar documentos solicitados. Para quem já possui o título, a plataforma permite consultar e regularizar pendências sem sair de casa.
Para o alistamento, são exigidos documentos como o comprovante de identidade, vínculo com o município e, para homens conscritos, o comprovante de quitação militar. Após a regularização, é possível obter a versão digital do título por meio do aplicativo e-Título.
Candidatos que não regularizarem a situação eleitoral a tempo não poderão participar do Sisu e perderão a oportunidade de disputar uma vaga nas universidades públicas.
*Com informações do TSE