O empresário Wesley Batista, acionista do grupo J&F, anunciou nesta segunda-feira (22), a construção da segunda linha de produção de celulose da Eldorado Brasil. O projeto de expansão da fábrica em Três Lagoas está orçado em R$ 25 bilhões e prevê a geração de 10 mil postos de trabalho no período de pico da obra. Após a conclusão, serão dois mil trabalhadores na operação da fábrica. Atualmente, a Eldorado Brasil tem mais de 5 mil funcionários.
O anúncio da construção da segunda linha foi feito em evento do grupo Esfera, realizado no Palácio Tangará em São Paulo, nesta segunda-feira.
Além da segunda linha, a J&F também vai construir uma ferrovia de 90 km para escoar a produção e ampliar os investimentos em florestas plantadas para suprir a fábrica de matéria-prima.
Denominado de Vanguarda 2.0, o projeto de construção da segunda linha de celulose da Eldorado Brasil, de Três Lagoas está pronto há dez anos. A ampliação da fábrica ainda só não foi iniciada por conta de uma disputa judicial sobre o controle da indústria, que foi colocada à venda pela J&F em setembro de 2017 para a Paper Excellence pelo valor de R$ 15 bilhões. No entanto, a transação não foi concretizada.
A Paper Excellence detém 49,41% da Eldorado e luta para assumir 100% do seu controle. A J&F tem o controle de 50,59% das ações, e já adiantou que pretende desfazer o negócio e devolver o valor que foi pago pela Paper. O empresário diz que está confiante para que a J&F assuma novamente o controle de 100% da fábrica, após recente decisão judicial que suspendeu a transferência de ações da Eldorado para a Paper Excellence.
A decisão abre caminho para que a J&F siga com o plano de expansão da fábrica em Três Lagoas.