Veículos de Comunicação

CONQUISTA

Judocas de Três Lagoas irão competir em torneio nacional

Ambas atletas trouxeram para Três Lagoas medalha de prata e conquistaram vaga para o Campeonato Brasileiro

Judocas de Três Lagoas irão competir em torneio nacional

As jovens Valentina Botoni Cabrini, de 12 anos, e Rebeca da Cruz Varela, de 10 anos, brilharam no meeting de judô realizado no último final de semana em Campo Grande. Ambas atletas trouxeram para Três Lagoas medalha de prata e conquistaram vaga para o Campeonato Brasileiro Regional de Judô, que será realizado entre os dias 28 e 30 de março, em Ji-Paraná, Rondônia.

Mais do que uma vaga para representar Mato Grosso do Sul, a conquista destas judocas é a realização de um sonho tanto para Valentina, quanto, para Rebeca, que estão indo para o seu primeiro torneio a nível nacional. “Estou muito feliz porque é a escola que está me dando essa oportunidade de representar nossa cidade, sempre foi meu sonho representar o nosso estado, e estou treinando muito para chegar quem em um panamericano”, explicou a Valentina Botoni, aluna do 7º ano.

O caso da Rebeca, chama atenção, não só pelo autismo, mas porque a mãe dela queria que ela fosse bailarina, mas foi o amor pelo quimono que trouxe a menina para os tatames. “Eu quero muito que vocês fiquem na torcida, pois estou treinando muito para este momento, de manhã, e a noite. Eu acho que vou ganhar uma medalha de bronze”, explicou esbanjando simpatia, a pequena Rebeca.

As duas judocas têm um histórico de várias vitórias, resultado que lhe concederam fazer parte do Programa de Incentivo ao Atleta (PIA), da Escola Sesi, de Três Lagoas.
Para o sansei Glayson Batista Sobrinho, as jovens judocas são excepcionais, como dizem no mundo esportivo, fora da curva.

Em todas as competições as duas terminavam entre os melhores quando não conseguiam medalhas. “Acompanho essas meninas desde a iniciação no judô, e sempre elas mostraram potencial, agora no primeiro torneio desta magnitude estamos conversando muito para que o emocional não pese tanto, e claro, muito treino, estou confiante de bons resultados”, pontuou o sensei.

As judocas se unem com outros atletas de Mato Grosso do Sul no dia 26 de março, quando embarcam para Ji-Paraná, onde participam do Campeonato Brasileiro de Judô.