Veículos de Comunicação

dengue

Mais de 100 focos são encontrados em empresas e órgãos

Foram encontrados 112 focos do mosquito Aedes Aegypti, durante uma fiscalização

Foram encontrados 112 focos do mosquito Aedes Aegypti, durante uma fiscalização
Foram encontrados 112 focos do mosquito Aedes Aegypti, durante uma fiscalização | Arquivo/Jpnews

Com o avanço das chuvas na região Leste de Mato Grosso do Sul, o monitoramento e ações de combate contra a dengue nos municípios são reforçados. Em Três Lagoas, por exemplo, foram encontrados 112 focos do mosquito Aedes Aegypti, durante uma fiscalização feita pelos agentes de endemias em empresas privadas e órgãos públicos, na área central. Foram monitorados 95 pontos, no período de 15 dias, em dezembro, o que demonstra que havia pelo menos um foco do Aedes em cada imóvel visitado. “Muitos desses locais visitados apresentavam larvas que poderiam se tornar criadouros”, explicou o coordenador do Setor de Endemias, Alcides Ferreira.

O setor, que é ligado à Secretaria de Saúde, promoveu ações em bairros e junto aos comerciantes, além de uma blitz educativa, no Centro da cidade, nesta semana. Foram distribuídos panfletos informativos e divulgados os resultados da campanha.

O coordenador destacou que todas as entidades visitadas receberam orientações sobre medidas preventivas, como eliminação de criadouros, e, em casos específicos, foram feitas recomendações para reformas ou limpeza, incluindo a instalação de telas em caixas d’água. “Com as chuvas intensas e o calor, as infestações têm aumentado. É essencial que todos redobrem os cuidados com seus quintais e não deixem água parada”, concluiu Ferreira.