A Polícia Militar de Três Lagoas intensifica as estratégias para garantir a segurança dos eleitores e candidatos. Neste domingo (6), 42 locais de votação contarão com segurança reforçada, sendo 31 pontos, em Três Lagoas, e os outros 11 distribuídos entre os municípios de Brasilândia e Selvíria. A Polícia Civil de Três Lagoas também terá efetivo à disposição da Justiça Eleitoral. Ao todo, mais de 180 servidores do setor de segurança pública estarão mobilizados, incluindo policiais, delegados, investigadores, escrivães, em Três Lagoas.
De acordo com o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), major Ronaldo Moreira, uma reunião foi realizada entre o Judiciário e as forças de segurança institucionais, com o objetivo de discutir a integração operacional e aperfeiçoar o trabalho conjunto. Ele pontua que as equipes já estão atuando no âmbito eleitoral, no que se refere à prevenção de sinistros; identificação de crimes comuns, e crimes eleitorais, cujas ocorrências serão encaminhadas à Polícia Federal, responsável pela investigação das infrações penais relacionadas à eleição no município. Entre dois e três policiais estarão em cada local de votação, além de equipes realizando patrulhamento nos bairros.
Nas últimas eleições, Três Lagoas registrou um cenário tranquilo, refletindo o planejamento das instituições de segurança, conforme relatado pelo comandante. Neste sábado (5), conforme a PM, serão realizadas vistorias nos locais de votação para coibir práticas irregulares, como a distribuição de “santinhos”.
O Judiciário, o Ministério Público (MPMS) e as forças de segurança permanecem atentos para prevenir qualquer tipo de desordem. Moreira pontua que, embora possa haver pequenos tumultos, a expectativa é de que as eleições em Três Lagoas ocorram como em pleitos anteriores. “A sociedade pode ficar tranquila e exercer seu direito de voto com segurança, pois estaremos nos locais garantindo a proteção de todos”, finalizou.
Como denunciar
Para denúncias relacionadas a crimes eleitorais, o Disk 190 da PM está disponível para atender às ocorrências. A população também pode procurar os policias que estarão nos locais de votação.
A Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) da Polícia Civil reforçará o plantão para atender todo o tipo de ocorrência.