Veículos de Comunicação

Dados

Mais de 50% dos alunos reprovaram no exame da CNH em 2024 em MS

Em Três Lagoas, mais de 1,1 mil pessoas ainda precisam concluir o processo

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou para 31 de março o prazo para a conclusão dos processos da primeira habilitação. O prazo inicial era 31 de dezembro de 2024.

A medida vale para todos os processos abertos entre 2019 e dezembro de 2024, mas apenas para os candidatos que já concluíram a carga horária de aulas teóricas e práticas. Segundo a instrutora de autoescola Neire Alves, os alunos devem evitar deixar para a última hora.

Pedimos para que os alunos não deixem para março, como aconteceu em dezembro, quando muitos correram para finalizar o processo e alguns não conseguiram. A informação que temos é que esta será a última prorrogação, tanto que o Contran estendeu o prazo por apenas 90 dias, e não por um ano como anteriormente“, alertou a instrutora.

Em Três Lagoas, mais de 1,1 mil pessoas ainda precisam concluir o processo. Quem não finalizar até março terá que recomeçar do zero, pagando novamente todas as taxas, refazendo as aulas teóricas, passando por exames médicos e repetindo todo o trâmite burocrático.

Os processos têm validade de um ano pelo sistema do Detran, mas, desde 2019, por causa da pandemia, o Contran vinha prorrogando. Agora, o prazo extra foi menor e, quem não concluir até março, perderá tudo e terá que refazer o processo do início“, explicou Neire Alves.

Segundo a instrutora, muitos candidatos desistem da habilitação após serem reprovados no exame prático, principalmente devido ao alto custo de uma nova tentativa. Em Mato Grosso do Sul, no ano passado, mais da metade dos candidatos não conseguiu aprovação. Dos 76.199 que fizeram o exame, apenas 49,6% foram aprovados.

Os principais motivos para reprovação são dificuldades na baliza e no estacionamento durante o percurso.