Veículos de Comunicação

Dados positivo

Mato Grosso do Sul registra recorde histórico de turismo

Serra da Bodoquena é um dos principais destinos

Serra da Bodoquena é um dos principais destinos
Serra da Bodoquena é um dos principais destinos | Divulgação

O turismo internacional em Mato Grosso do Sul cresceu em 2024, acompanhando a tendência nacional de retomada do setor. Ao longo do ano, o estado recebeu 73,4 mil visitantes estrangeiros, um aumento de 4,5% em relação a 2023. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e pela Polícia Federal.
Dezembro foi um dos meses de maior movimento, com 10.572 turistas internacionais circulando por destinos sul-mato-grossenses. A fauna, as paisagens naturais e o ecoturismo seguem como principais atrativos para os visitantes de fora do país.
O desempenho local reflete o cenário positivo vivido pelo Brasil em 2024, que atingiu o recorde histórico de 6,6 milhões de turistas estrangeiros. O número representa um crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior, consolidando o país como um destino em ascensão no cenário internacional.
metas para 2025
Entre as metas para 2025, o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Bruno Wendling, destaca desenvolver as ações de inovação da oferta turística planejadas em 2024 como o Turismo de Base Comunitária e o Afroturismo, criação de novas rotas, realização de eventos internacionais em Mato Grosso do Sul, assim como a implementação do ‘Prêmio Isto é Mato Grosso do Sul 2025’, inserção do Painel Sustentabilidade na plataforma Alumia e posicionamento cada vez mais assertivo na agenda climática.