O crescimento acelerado de Três Lagoas e região tem refletido diretamente na educação municipal. O período de pré-matrícula para novos estudantes da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Três Lagoas, referente ao ano letivo de 2025, foi encerrado nesta semana com um dado significativo: 600 matrículas são de alunos provenientes de outras cidades e estados. Isso evidencia a expansão demográfica da cidade, que a cada ano atrai mais habitantes.
A Reme trabalha para atingir a meta de 17 mil matrículas em 2025, somando rematrículas e novas matrículas nas modalidades de educação infantil, pré-escola, ensino fundamental, ensino fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a secretária de Educação, Ângela Brito, a rede municipal atende uma média de 16.400 alunos por ano.
Educação Infantil
A Reme atende alunos até o 5º ano do ensino fundamental, transferindo os estudantes seguintes para a Rede Estadual de Ensino. No entanto, a maior demanda atualmente está concentrada nas vagas para crianças de 0 a 3 anos. Atualmente, cerca de 900 crianças aguardam por vagas nos Centros de Educação Infantil (CEIs). Para enfrentar esse déficit, a Secretaria Municipal de Educação planeja ampliar a infraestrutura educacional. Entre as iniciativas, está a construção de duas novas unidades voltadas para a educação infantil e a ampliação da Escola Municipal Júlio Colinos, que aumentará sua capacidade em quase 300 vagas.
AULAS
As aulas na Reme terão início no dia 12 de fevereiro. De acordo com a secretária de Educação, a meta é iniciar o ano letivo com todos os professores e servidores definidos em todas as unidades. Além disso, a secretaria trabalha para que os alunos possam receber os kits escolares e uniformes no início no ano letivo.