O Ministério da Educação (MEC) anunciou a criação da Bolsa Mais Professores, que busca ampliar a atuação de docentes em áreas com déficit de profissionais e promover a qualificação na educação básica. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em 14 de janeiro, com foco na valorização e formação contínua dos professores.
Detalhes da bolsa
A Bolsa Mais Professores oferece um incentivo financeiro mensal de R$ 2.100, além do salário regular dos docentes, para profissionais que atuarem em regiões prioritárias e áreas com falta de professores. Os beneficiários participarão de um curso de pós-graduação lato sensu com foco em docência para a educação básica. O auxílio tem duração de até dois anos, sendo pago pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
“Queremos ampliar a presença de professores em áreas carentes e proporcionar a qualificação necessária para que, ao final do programa, esses profissionais tenham um título de pós-graduação”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Funcionamento do programa
O MEC divulgará, ainda no primeiro semestre de 2025, as regiões e áreas prioritárias para a alocação de professores. Redes públicas interessadas poderão aderir por meio de um chamamento público e apresentar suas demandas. A Capes analisará as solicitações e publicará um edital com as vagas disponíveis.
São elegíveis ao programa professores licenciados ou bacharéis com formação pedagógica nas áreas de contratação.
Outras iniciativas do programa Mais Professores para o Brasil
Além da bolsa, o programa prevê:
- Pé-de-Meia Licenciaturas: Apoio financeiro para estudantes em formação;
- Portal de Formação: Recursos e cursos para capacitação docente;
- Prova Nacional Docente: Avaliação para ingresso na carreira;
- Benefícios exclusivos: Descontos em hotéis e vantagens em bancos públicos.
A meta do programa é atender 2,3 milhões de professores em todo o país, reforçando o papel essencial da docência no sucesso das políticas educacionais. Segundo Denise Carvalho, presidente da Capes, “a bolsa fortalece a formação inicial e continuada dos professores, valorizando a profissão e seu impacto na educação básica”.
*Com informações do Ministério da Educação