O Ministério da Saúde firmou um acordo para antecipar a entrega de 1,8 milhão de unidades de insulina até o final de dezembro, garantindo o abastecimento nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida visa assegurar a continuidade do tratamento de pacientes atendidos pela rede pública.
A fabricante Novo Nordisk, responsável pela produção das canetas de insulina, entregará 93% do volume contratado até dezembro. Inicialmente, a previsão era de apenas 50% para este ano. A fábrica da empresa em Montes Claros (MG) responde por 15% da produção mundial de insulina e é considerada a maior da América Latina, empregando cerca de dois mil trabalhadores.
Desde o início do ano, foram distribuídas 49,9 milhões de unidades de insulina NPH e 10,7 milhões de insulina regular em frascos e canetas para todo o Brasil. O Ministério afirmou que mantém a compra regular de insulina para garantir o fornecimento contínuo do medicamento, mesmo diante da restrição global de oferta.
Pessoas que tiverem dificuldades para obter insulina em farmácias privadas ou pelo programa Farmácia Popular devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para solicitar o medicamento gratuitamente.
*Com informações da Agência Brasil