A falta de manutenção tem gerado insatisfação entre os moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida, que reclamam do abandono da Pracinha dos Ferroviários.
O local estava com mato alto, dificultando a permanência de pessoas. Após a visita da equipe de reportagem ao local na segunda-feira (3), a Secretaria de Meio Ambiente enviou uma equipe para fazer a roçada do mato.
Além disso, o monumento em homenagem aos antigos ferroviários está danificado. Erinete do Santo Silva, moradora da região há quatro anos, relata que a situação da pracinha é preocupante. “A pracinha está abandonada. Era para ter uma fiscalização direta, porque tem bandidagem, fumador, a iluminação está péssima, e a limpeza em geral também”, desabafa.
Outra reclamação frequente é sobre os equipamentos da academia ao ar livre, que estão danificados. “Os alunos da escola vão lá, quebram tudo, destroem. Se a gente reclama, ainda leva xingamento. Essa praça deveria servir para os moradores, para os idosos fazerem ginástica, para as crianças brincarem, mas desse jeito está impossível”, lamenta Erinete.
O aposentado Milton Pires de Carvalho também critica a falta de manutenção do espaço. “A pracinha é boa, mas está faltando zelo, porque está bagunçada. É um lugar onde as crianças gostam de brincar, mas está desordenado e sem cuidados”, afirma. Ele também aponta a precariedade da iluminação pública como um dos principais problemas. “A iluminação está péssima, precisa melhorar.”
A roçada do mato já foi feita. No entanto, os reparos nos equipamentos e na iluminação ainda estão pendentes, mas, segundo a prefeitura, os consertos já estão sendo providenciados.