Veículos de Comunicação

Golpe

Mulher é vítima de golpe e descobre mais de 20 cartões emitidos por estelionatários

Cartões digitais foram emitidos sem ela saber, e golpistas realizaram diversas compras

Diversas cópias do cartão da vítima teriam sido repassadas a criminosos.
Diversas cópias do cartão da vítima teriam sido repassadas a criminosos. | Foto: Arquivo/JPNews

Uma mulher, de 35 anos, registrou um boletim de ocorrência por estelionato na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Três Lagoas, na tarde de quinta-feira (3). A vítima relatou ter recebido cobranças indevidas de cartões de crédito emitidos no nome dela, apesar de não ter qualquer vínculo com o banco em questão.

A situação teve início em 2023, quando a mulher, que encerrou a conta no banco em 2014 e solicitou um cartão de uma loja de departamentos, começou a receber e-mails contendo faturas do banco. Após investigar, descobriu que o cartão dela havia sido clonado e que 20 cartões digitais foram emitidos fraudulentamente.

Entre as transações realizadas com os cartões clonados, destacou-se uma compra no valor de R$ 167 em Belo Horizonte (MG) e outra de R$ 400 em Itabira (SP). Embora tenha solicitado o cancelamento dos cartões e encerrado a conta na plataforma, novas cobranças continuaram a surgir.

Em agosto de 2024, a vítima recebeu novamente um boleto do mesmo banco e, ao contatar a instituição, foi informada sobre a existência de três cartões vinculados ao CPF dela. A solicitação para contestar a dívida foi rejeitada sob a justificativa de que a transação foi realizada via QR Code, o que dificultou a comprovação da fraude.