Veículos de Comunicação

Detox

Nutricionista dá dicas para desintoxicação pós-festas de fim de ano

Hidratação adequada e alimentação saudáveis são os pilares para uma boa qualidade de vida

As ceias de Natal e Ano Novo, marcadas por mesas fartas e consumo elevado de álcool, deixam rastros no organismo que exigem cuidados posteriores. A nutricionista Melissa Siketo alerta sobre a necessidade de apoio ao corpo para acelerar a eliminação de toxinas acumuladas durante as celebrações.

A desintoxicação acontece naturalmente, mas após exageros, precisamos dar suporte ao organismo. A hidratação é essencial, pois a água ajuda na eliminação das toxinas pela urina. Além disso, alimentos amargos, como chás de alcachofra e boldo, auxiliam no processo”, explica a especialista.

Siketo sugere evitar o uso do termo “suco detox”, preferindo falar de um suco nutritivo que oferece suporte ao fígado e ao organismo como um todo. “Meu suco roxo leva cenoura, beterraba, gengibre, couve e uma fruta que pode variar entre maçã, laranja, limão ou abacaxi, para garantir diferentes nutrientes”, afirma.

Ela destaca ainda a importância de calcular a ingestão de água com base no peso corporal. Segundo a nutricionista, a recomendação de 2 litros diários não se aplica a todos. O cálculo ideal é multiplicar o peso corporal por 30. Assim, uma pessoa de 50 kg deve consumir 1,5 litro de água por dia, enquanto uma de 90 kg precisará de 2,7 litros.

Entre os pilares para uma boa qualidade de vida, a especialista aponta: hidratação adequada, sono de qualidade, prática regular de exercícios físicos, alimentação balanceada, bom funcionamento do intestino e cuidados com a saúde mental.

A artesã Marcela Zanela, de 42 anos, relatou estar em busca de escolhas mais saudáveis no início de 2025. “Fim de ano a gente exagera, mas agora estou na feirinha comprando alimentos melhores para começar o ano com uma alimentação equilibrada”.

Já o aposentado Antônio José de Souza, de 68 anos, revelou que manteve equilíbrio durante as festas, mas admite que os momentos de celebração são propícios a pequenos excessos. “A comemoração é um momento especial, então você acaba comendo algo fora do comum, mas eu mantenho uma alimentação equilibrada e faço exercícios o ano todo. Isso ajuda muito a ter uma boa saúde”, compartilhou.

Para quem deseja começar o ano em equilíbrio, as dicas são claras: hidratação, escolhas alimentares conscientes e a adoção de um estilo de vida saudável que ofereça suporte ao organismo.