A 2ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Três Lagoas se prepara para eleger os representantes à presidência, na próxima sexta-feira (22), quando ocorrerá a eleição que, pela primeira vez em 12 anos, contará com chapa única na disputa. A equipe de reeleição é liderada pelo atual presidente da Subseção, o advogado Tiago Martinho, que tem como candidato a vice, o advogado Marcos Akamine, e juntos buscam dar continuidade aos projetos em andamento, além de fortalecer a atuação da advocacia na região.
Em entrevista ao programa RCN Notícias, na Rádio Cultura FM, com transmissão simultânea na TVC HD, Canal 13.1, os candidatos abordaram as motivações e conquistas da atual gestão, além das metas para o futuro da instituição. Para o atual presidente, o consenso entre os membros da diretoria foi decisivo para a formação de uma única chapa. “Sentamos com nossa diretoria e conselheiros e, por unanimidade, entendemos que a continuidade do trabalho traria benefícios para a advocacia em Três Lagoas, permitindo concluir projetos importantes que não foram totalmente implementados nos últimos três anos”, afirmou Tiago Martinho.
Durante a gestão, Martinho destacou os avanços na infraestrutura e o respeito às prerrogativas dos advogados. A criação de salas de atendimento nos principais órgãos judiciais e policiais da região, como no Departamento de Atendimento Comunitário (DEPAC) e na delegacia de Brasilândia. Além das melhorias físicas, houve uma firme defesa das prerrogativas da classe. “Atuamos com rigor para assegurar que as prerrogativas dos advogados fossem respeitadas. Estabelecemos diálogo com a Polícia Militar, por exemplo, para garantir que o advogado tenha acesso imediato ao cliente em casos de flagrante, evitando nulidades e protegendo o direito de defesa”, enfatizou.
A chapa liderada por Tiago Martinho e Marcos Akamine caminha para a reeleição com a proposta de ampliar o diálogo institucional e a independência da advocacia. Para Akamine, o fato de Três Lagoas ter uma chapa única mostra a união e satisfação da classe com o trabalho desempenhado. “Esse diálogo com as instituições e o compromisso em ouvir e buscar soluções para os advogados fortaleceram nossa união”, disse.
As metas para o próximo mandato incluem a ampliação da estrutura em cidades vizinhas, como Selvíria, onde a criação de uma sala de atendimento para os advogados já foi solicitada ao poder público. “Cuidamos muito de Brasilândia e agora queremos expandir para outras localidades”, explicou Tiago. Além disso, ambos frisaram a importância de fortalecer a Comissão da Jovem Advocacia, que hoje é a maior do Estado, e manter os workshops periódicos voltados para a atualização prática da profissão.
A eleição ocorrerá de forma presencial, na sede da OAB em Três Lagoas, localizada na rua Zuleide Pérez Tabox, no Jardim Cangalha. Advogados em dia com a instituição têm direito ao voto, enquanto aqueles que não comparecerem sem justificativa serão multados, conforme prevê o regulamento.