A construção do Parque Linear de Três Lagoas, que transformará o antigo traçado da linha férrea na avenida Rosário Congro em um espaço de lazer e convivência, já teve início. O projeto busca revitalizar áreas atualmente inutilizadas e oferecer mais qualidade de vida para a população. O projeto é da Prefeitura de Três Lagoas, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra).
O que é o Parque Linear?
O Parque Linear é um espaço verde que se estende ao longo de parte do traçado da antiga linha férrea que cortava o Centro da cidade, entre a rua João Dantas Filgueiras até o Monumento Japonês. O objetivo é conectar diferentes áreas urbanas e terá o valor de R$ 6.664.142,83 de recursos próprios da prefeitura.
O local é projetado para promover atividades ao ar livre, oferecendo locais para caminhadas, passeios de bicicleta e práticas esportivas, além de funcionarem como pontos de encontro e socialização para a comunidade.
A construção do parque irá gerar uma valorização da região, que já possui diversos atrativos, como a Feira Central Turística e a construção do novo Shopping Popular. Além da valorização, o ambiente também será um importante espaço para a promoção de um estilo de vida ativo, oferecendo opções de lazer e atividades físicas acessíveis a todos, incluindo adultos, crianças e pessoas com deficiência.
A requalificação da área contribuirá, também, para a preservação ambiental, criando um espaço verde que ajuda na absorção de poluentes e na redução da temperatura urbana, além de promover a biodiversidade local.
Estrutura do parque
O projeto contempla uma série de instalações que atendem a diferentes interesses e faixas etárias, incluindo:
Quadras de areia: um espaço para a prática de esportes que ganham cada vez mais popularidade na região.
Ciclovia: promovendo a mobilidade sustentável e o uso de bicicletas.
Playground/Parquinho: um local seguro e divertido para as crianças brincarem.
Área de calistenia: equipamentos para exercícios que permitem um treino funcional ao ar livre.
Academia ao ar livre: equipamentos para a prática de exercícios físicos, incentivando a saúde e o bem-estar.
Área de convívio social: espaços projetados para encontros e eventos comunitários.
Pista de caminhada e passeios: para promover atividades físicas e momentos de lazer ao ar livre.
Estacionamento oblíquo: facilita o acesso ao parque para visitantes.
*Com informações da Prefeitura de Três Lagoas