As obras do contorno rodoviário de Três Lagoas, uma das mais importantes intervenções viárias da cidade, estão temporariamente paralisadas. Segundo o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), em Três Lagoas, Milton Rocha Marinho, a empresa responsável pela execução do contorno, alega um desequilíbrio financeiro devido às diferenças entre o anteprojeto e a execução da obra.
Segundo Marinho, o Dnit está analisando a possibilidade de um reequilíbrio contratual. Caso o pedido não seja atendido, Marinho disse que a empresa pode continuar a obra mesmo com prejuízos, ou, em caso de rescisão de contrato, uma nova empresa deve ser contratada para a conclusão.
Apesar da paralisação temporária, a previsão de entrega da obra continua sendo dezembro de 2025, segundo o engenheiro. Para compensar o tempo parado, a empresa deve adotar um regime de trabalho intensificado com turnos extras. “Tecnicamente, há uma preocupação com possível atraso, mas, no pior cenário, a conclusão deve ocorrer em até 90 dias após o prazo inicial”, pontuou Marinho.
Ele informou que, além do questionamento da empresa, a interrupção nas obras já havia ocorrido devido ao período chuvoso e ao recesso de fim de ano. “Hoje, toda a parte de terraplenagem que foi executada já está pavimentada. Então, a retomada das obras envolve novos serviços de terraplenagem, e iniciá-los em meio ao período chuvoso resultaria em perda de tempo e de serviços”, explicou Marinho.
Avanço das obras
Até o momento, mais de 50% da obra está concluída, incluindo 15 quilômetros de pavimentação em concreto. O projeto contempla, além da pavimentação, a construção de sete obras de arte especiais, sendo seis viadutos e uma ponte sobre o Córrego do Onça. Todas essas estruturas serão iniciadas simultaneamente para garantir a entrega dentro do cronograma previsto.
Recursos e desapropriações
Segundo o engenheiro do Dnit, a paralisação não está relacionada à falta de recursos. “Os recursos já estão garantidos, com previsão de entrada de novos valores no orçamento de 2025, incluindo emendas parlamentares que complementarão o financiamento da obra”, explicou. Em relação às desapropriações, 90% das áreas, conforme o diretor, já foram judicializadas e finalizadas. Os 10% restantes, como a área do Cinturão Verde, estão em fase de audiência de conciliação para indenização aos proprietários e à prefeitura.
Importância
Com 26,4 km de extensão, o contorno rodoviário de Três Lagoas é uma obra estratégica para reduzir o tráfego de caminhões no perímetro urbano, especialmente nas avenidas Ranulpho Marques Leal e no anel viário Samir Thomé. Além de melhorar a mobilidade urbana, o projeto é essencial para o escoamento da produção industrial e agropecuária da região.
O traçado do anel viário inicia no km 261 da BR-158, intercepta a BR-262 (sentido Campo Grande) e a BR-158 (sentido Brasilândia), finalizando na interseção com a BR-262, próximo à ponte sobre o Rio Paraná, na divisa com São Paulo.