Veículos de Comunicação

Mancha criminal

Onda de furtos e roubos atinge vários bairros e PM intensifica ações nas ruas

Operação ‘Tranquilidade Pública’ é uma das alternativas para combater os crimes registrados em Três Lagoas

Patrulhamento > Policiais realizam patrulhamento constante nos bairros
Patrulhamento > Policiais realizam patrulhamento constante nos bairros | Arquivo/JP

Mapeamento realizado pelo 2º Batalhão da Polícia Militar de Três Lagoas alerta sobre o aumento de crimes em aproximadamente cinco bairros da cidade. Para intensificar a segurança, a PM tem realizado operações com o objetivo de reduzir roubos, furtos ou qualquer tipo de crime, restabelecendo a segurança aos moradores. O comandante do 2º Batalhão, major Ronaldo Moreira de Araújo, destacou que a polícia tem monitorado essa situação e direcionado operações específicas para as áreas com maior número de registros. No entanto, os pontos não foram divulgados por estratégia de monitoramento da polícia.

Uma das medidas diretas é a Operação ‘Tranquilidade Pública’, realizada semanalmente nos bairros, com abordagens de pessoas suspeitas. “Temos estatísticas de tudo que chega para nós, fazemos um estudo a respeito da demanda antes de direcionar o policiamento, para otimizar as ações e assim ter uma melhor eficiência”, explicou o major. Estudo realizado pela PM, por meio de dados estatísticos, revela a redução nos furtos em alguns bairros, inclusive no Paranapungá, onde moradores reclamam dos crimes. No mês de julho, por exemplo, foram registrados três furtos no bairro. Em agosto apenas uma ocorrência, sendo que em setembro não houve registros, conforme o major Moreira.

Ele pontuou que em outubro, até o momento, foi registrada uma ocorrência. A PM também ressalta que os dados gerais de Três Lagoas mostram uma tendência positiva.

Comparando o mês de setembro de 2023 com o mesmo período de 2024, houve redução de 48% nos furtos, passando de 225 para 142. Essa diminuição é atribuída, em parte, à colaboração da comunidade, que tem se envolvido ativamente em ações de monitoramento. “Temos trabalhado com vários moradores que monitoram praças. Se há alguma situação suspeita, somos comunicados e fazemos a abordagem”, destacou o comandante.

Moreira enfatizou sobre a importância do registro de ocorrências pela população, a fim de que a equipe direcione ações de forma mais eficaz. “Na questão do crime, se não há registro, a PM não consegue fazer o estudo. Se houve outros furtos, não tivemos conhecimento. Por isso é importante que a população registre”, alertou.