A Polícia Militar e Polícia Civil em conjunto com a Prefeitura de Três Lagoas estão realizando uma operação de investigação e abordagens para coibir a venda ilegal de linhas chilenas ou com cerol para serem usadas em pipas, em estabelecimentos comerciais da cidade.
A operação iniciou no dia 13 de agosto fiscalizando diversos comércios em bairros de Três Lagoas. Em um estabelecimento na rua Maria Guilhermina Esteves, fiscais apreenderem 71 rolos de linhas com substância cortante. O proprietário foi autuado e o local foi fechado.
Vender linhas chilenas ou com cerol é crime, conforme o artigo 3º da Lei Municipal 3360/2017, que aponta a comercialização de produtos cortantes, como vidro triturado, moído e pó de ferro ou qualquer material semelhante, a ser usado como cerol em linhas, o estabelecimento deve ser fechado por três meses.
Segundo o tenente da Polícia Militar, Lauro Santana, o material apreendido e as ações decorrentes da operação foram registrados na Polícia Civil. E a polícia alerta a população para que denuncie pelo 190, os locais onde as pessoas soltam pipas e vendem esses produtos ilegais.
“A operação começou semana passada e segue em andamento com a finalidade de fiscalizar estabelecimentos comerciais nos bairros da cidade. Foram apreendidos produtos localizados em via pública, por meio de abordagem e policiamento preventivo. Mas orientamos também sobre os riscos da venda desses produtos”, explicou o tenente.