A médica ortopedista, Bruna Passarini, falou sobre as causas e prevenções de dores na coluna, durante o quadro “Papo Reto”, do programa TVC Agora, da TVC HD, Canal 13.1, nesta quarta-feira (16). Passarini comentou que, entre as principais queixas que levam os pacientes aos consultórios médicos, destacam-se a hérnia de disco, a estenose de canal e a fraqueza muscular.
A ortopedista ressaltou que a saúde da coluna é uma preocupação crescente em todo o mundo, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimando que cerca de 80% da população global seja acometida por alguma dor ou condição na coluna. Ela ainda informou que as causas desse problema são diversas e podem incluir condições reumatológicas, oncológicas e degenerativas, refletindo a complexidade e a importância do autocuidado.
A médica ainda recomenda que os pacientes que trabalham na mesma posição durante um período extenso de tempo procurem sempre levantar e andar, para movimentar o corpo. Ela também alerta sobre o uso incorreto dos smartphones, que acomete principalmente crianças. “É comprovado que, quando dobramos a cabeça, aumentamos drasticamente a pressão nos discos intervertebrais. Esse uso indiscriminado do celular é uma das causas de dores cervicais hoje, muito comum entre as crianças também”, alertou Passarini.