Veículos de Comunicação

Manutenção

Parada Geral da Suzano contrata dois mil profissionais e inicia em janeiro

Manutenção de fábrica de celulose gera milhões de reais na economia de Três Lagoas e ocorrerá entre 8 de janeiro e 4 de fevereiro

Contratação > Suzano contratou 110 empresas especializadas em manutenção
Contratação > Suzano contratou 110 empresas especializadas em manutenção | Divulgação

O ano de 2025 começa com expectativas positivas para a economia de Três Lagoas. Entre os dias 8 de janeiro e 4 de fevereiro, a fábrica de celulose Suzano realizará a “Parada Geral” em suas duas unidades no município, que é a operação anual de manutenção de rotina que promete movimentar diversos setores da economia local.

A Parada Geral contará com a contratação de dois mil profissionais temporários, vindos de diferentes estados como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Além disso, cerca de 110 empresas especializadas nesse tipo de operação foram mobilizadas para prestar serviços no período. A movimentação já gera impacto direto no setor de hospedagem, com hotéis lotados para janeiro, conforme pesquisa do Jornal do Povo. O aquecimento também alcança bares, restaurantes, farmácias e outros estabelecimentos comerciais, que comemoram o aumento no fluxo de consumidores.

Segundo a Suzano, as duas linhas de produção da fábrica têm capacidade para produzir 3,25 milhões de toneladas de celulose por ano. A manutenção será dividida em duas etapas: a primeira ocorre na fábrica 2, de 8 a 17 de janeiro, enquanto a segunda será realizada na fábrica 1, de 18 de janeiro a 4 de fevereiro.

“A Parada Geral tem como objetivo garantir a produtividade, excelência operacional, desempenho ambiental e segurança dos colaboradores. Durante esse período, todos os processos serão revisados e os equipamentos, inspecionados. Uma das principais atividades será a inspeção das duas caldeiras de recuperação da unidade, seguindo as regulamentações do setor”, explicou Eduardo Ferraz, diretor de Operações Industriais da Suzano.

Ferraz destacou ainda que a operação envolve a contratação de empresas locais, especialmente nos segmentos de limpeza industrial, movimentação de carga e engenharia. A iniciativa não apenas assegura o bom funcionamento das fábricas, mas também reforça a geração de renda e oportunidades na região, fortalecendo a economia de Três Lagoas.