Veículos de Comunicação

Atestmed

Pedido de auxílio-doença do INSS pode ser feito nos Correios em Três Lagoas

O objetivo é acelerar o processo de análise e concessão do auxílio-doença para segurados.

Uma nova medida implementada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em parceria com os Correios, promete agilizar o processo de concessão do benefício por incapacidade temporária para o trabalho, anteriormente conhecido como auxílio-doença. A partir de agora, os segurados poderão dar entrada no requerimento do benefício diretamente em uma agência dos Correios, sem a necessidade de agendar uma perícia presencial com o médico federal. Em Três Lagoas, a medida já foi implementada e o segurado pode fazer o pedido no balcão de atendimento da agência.

Segundo o assessor técnico dos Correios de Mato Grosso do Sul, Cícero Gomes, as agências estarão aptas a atender três tipos de serviços, sendo a solicitação de benefícios, inserção de documentos para complementação no sistema do INSS e o cumprimento de exigências. O objetivo principal dessa medida é acelerar o processo de análise e concessão do auxílio-doença para segurados com necessidade de até 180 dias de afastamento do trabalho.

A parceria entre os Correios e o INSS envolve mais de 2.600 agências distribuídas por todo o Brasil. Com essa colaboração, os segurados poderão utilizar o sistema digital, denominado Atestmed, diretamente nas agências dos Correios, onde os funcionários foram treinados para digitalizar e encaminhar a documentação necessária.

De acordo com Cícero Gomes, a ampla rede de atendimento dos Correios foi um fator determinante para a formalização da parceria. “A parceria entre os Correios e o INSS traz benefícios diretamente para o cidadão, até por conta da nossa capilaridade, da nossa presença e da nossa proximidade com a população. Dessa forma, nós estamos trazendo solução para o dia a dia de cada brasileiro”, afirmou o assessor.