Na última sessão da Câmara Municipal, representantes da Colônia de Pescadores de Jupiá utilizaram a Tribuna Livre para expor suas demandas e buscar apoio do Legislativo Municipal.
A diretora de comunicação da Cooperativa dos Pescadores de Jupiá, Luciana Linhares Pavan de Souza, e o presidente da entidade, Milton Garcia Duarte, estiveram presentes no plenário para apresentar reivindicações em favor da classe.
Luciana destacou a necessidade de maior participação dos pescadores em pautas e discussões que envolvem a categoria, especialmente no que se refere a projetos e emendas parlamentares. “Estamos pedindo ajuda de vocês para que nossa classe possa participar de ações, pautas e ter acesso às notícias que envolvam os pescadores”, afirmou.
Na sequência, Milton Garcia enfatizou a necessidade de suporte para a gestão da cooperativa e solicitou que os vereadores reconheçam a entidade como de “utilidade pública”, o que permitiria a obtenção de auxílio e recursos. “Precisamos de orientação para uma boa gestão da cooperativa. Os peixes estão diminuindo e precisamos garantir renda para os pescadores. Lutamos para que os mais jovens tenham oportunidades através da cooperativa”, pontuou.
O presidente da Câmara, Antônio Empeke Júnior, o Tonhão (PSDB), informou que será realizado um estudo sobre a demanda apresentada, com análise do regimento e dos documentos da cooperativa. Caso haja viabilidade legal, será solicitado o reconhecimento de utilidade pública. “Queremos ajudar todos os pescadores e fomentar uma atividade que é parte da cultura do nosso município, equilibrando preservação ambiental e desenvolvimento econômico. Vamos avaliar a legalidade e, em breve, entraremos em contato com os senhores”, declarou o vereador.
Objetivos da cooperativa
Luciana Linhares explicou que a meta da cooperativa é restabelecer a utilização de tanques-rede no Rio Paraná, além de retomar a administração e a operação do frigorífico de peixes em Jupiá, atualmente arrendado para uma empresa privada.
Já Milton Garcia ressaltou a importância do apoio da classe política para garantir a sustentabilidade da atividade pesqueira na região. Ele reforçou que a cooperativa foi criada pela Colônia de Pescadores de Jupiá justamente para auxiliar os pescadores profissionais, garantindo melhores condições de trabalho e oportunidades para as futuras gerações.