Profissionais do Inquérito de Violência e Acidentes em Serviços Sentinela de Urgência e Emergência (VIVA Inquérito) estarão visitando hospitais de todo o país, na próxima quinta (10), para entrevistar pessoas vítimas de violência. A ação é realizada pelo Ministério da Saúde e faz parte da 6ª edição do VIVA Inquérito.
Em Mato Grosso do Sul, os pacientes de Campo Grande, Amambaí, Aquidauana, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas, participarão do estudo. Os coletadores de informações estarão identificados com crachás e roupas com logos do projeto e apresentarão ofícios do Ministério da Saúde.
Por meio de entrevistas, a pesquisa busca descrever o perfil das vítimas de violências (interpessoais e autoprovocadas) e de acidentes (como de trânsito, quedas, queimaduras, entre outros) atendidas em unidades de urgência e emergência. Além disso, o inquérito busca identificar os fatores de risco e proteção relacionados a esses eventos, sugerindo estratégias para vigilância e prevenção desses agravos.
As edições anteriores identificaram áreas prioritárias que foram fundamentais para o levantamento de evidências que subsidiam a formulação de recomendações para os serviços e políticas públicas locais. A última edição foi realizada em 2017 e, neste ano, o Viva Inquérito contará com uma amostra representativa dos serviços de urgência e emergência de todo o Brasil.
*Com informações do Ministério da Saúde